No mundo de grandes transformações digitais em que vivemos, aquele que está atento às tendências tecnológicas consegue impulsionar seus negócios com mais facilidade e garantir ao consumidor uma experiência única. Afinal, a disputa para se destacar no mercado é acirrada e as novas ferramentas tem sido grande aliadas para os mais diversos segmentos. Atualmente, muito se fala sobre metaverso – de que forma ele vai ser útil para vendedores?

O universo que pretende nos inserir no mundo virtual era associado ao mundo dos games e dos amantes de criptomoedas. Até que o Facebook anunciou que se tornaria uma “empresa de metaverso” e os holofotes se voltaram para o tema. Desta forma, iniciou-se uma série de discussões de como inserir a tecnologia em diversos segmentos, e a área de vendas já sabe o que fazer com a inovação que está por vir.

De acordo com o levantamento da Infobase, integradora de TI brasileira, até o fim de 2022 70% das empresas devem implementar tecnologias imersivas para o mercado consumidor e corporativo. Os dados mostram um grande movimento diante da tecnologia e com um grande potencial de crescimento para auxiliar nos processos da organização, desde a criação do produto até na capacitação dos talentos.

O consumidor está cada vez mais exigente e tornar sua experiência memorável no momento da compra é a garantia de converter vendas e fidelizá-los. Para o mundo das vendas, utilizar recursos virtuais para detalhar produtos ou aumentar a interação do consumidor serão ferramentas cruciais para o processo de decisão de compra. O que era possível apenas em lojas físicas, é bem provável que algumas interações sejam possíveis no ambiente virtual. De acordo com a Kantar Ibope Media, líder global em dados, insights e consultoria, 91% dos brasileiros que já transitaram em ambiente virtual são aqueles que procuram acompanhar e experimentar as novas tendências tecnológicas pela internet.

Ainda como uma ideia incipiente, não é possível identificar quais os reais impactos dessa revolução no ambiente de negócios. Entretanto, é muito importante saber que o relacionamento com o cliente, em toda a sua jornada, será muito impactado pelo multiverso — seja no treinamento mais intenso de vendedores ou nas ferramentas tecnológicas capazes de transformar o processo de decisão de compra. O que resta é esperar com entusiasmo o que está por vir e acompanhar a evolução.

Por Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm

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