Iniciativa, que será lançada nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, conta com a participação dos músicos Gazú, Vê Domingos e Oliver Dezidério

O produtor musical Oliver Dezidério, o compositor Vê Domingos e o intérprete Gazú (ex-Dazaranha) se uniram para apresentar ao público o processo completo de criação e gravação de uma música, desde a composição até a divulgação do resultado nas plataformas digitais. A iniciativa, inédita em Santa Catarina, tem o objetivo de auxiliar artistas na construção de suas carreiras, além de mostrar os bastidores de um estúdio de gravação. O projeto foi documentado em vídeo e dividido em quatro episódios, que serão lançados entre os dias 28 e 31 de março, sempre às 19h, no canal de YouTube da ODZ Music: https://www.youtube.com/ODZMusic.

O projeto “ODZ Music Lab, uma experiência no estúdio”, patrocinado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, foi produzido entre os meses de fevereiro e março deste ano. O registro mostra todas as fases de produção musical e apresenta uma análise de como se constrói a relação entre produtor musical, compositor e intérprete.

“Muitas pessoas têm a curiosidade de saber/entender como funciona o ambiente de estúdio, o passo a passo. Porém, essa oportunidade é extremamente rara. Mesmo em um ambiente com imensa quantidade de informações como a internet, dificilmente você consegue encontrar todo o processo documentado, da concepção, composição, criação de arranjos, gravações, mixagem e masterização. Esse projeto reúne tudo isso e irá beneficiar muitos artistas na construção de suas carreiras, com dicas e curiosidades”, destaca o produtor e proponente do projeto, Oliver Dezidério.

Os episódios foram divididos em quatro blocos para melhor compreensão do público (composição, arranjo, gravação, e edição, mixagem e masterização) e serão divulgados um a cada dia. O resultado final deste processo foi a música “Vem Pra Festa”, que também será publicada nas plataformas digitais com um videoclipe gravado durante o projeto.

“Achei que foi um trabalho diferente, um desafio, para mostrar ao público como funciona o processo de produção de uma música, e a gente não sabia como seria o resultado. O Vê Domingos trouxe fragmentos de composições, eu sinalizei uma e a gente trabalhou na música em conjunto. O resultado ficou muito bacana”, conta o músico Sandro Adriano da Costa, o Gazú.

“Eu agradeço o convite e a oportunidade de compor junto com esse time, além de ter um pedaço do meu trabalho na voz do Gazú, que é um músico que sempre acompanhei”, completa o compositor Vê Domingos.

Confira a programação completa de divulgação dos episódios do projeto:

28/03, 19h – Episódio 1 – Composição

29/03, 19h – Episódio 2 – Arranjo

30/03, 19h – Episódio 3 – Gravação

31/03, 19h – Episódio 4 – Edição, Mixagem, Masterização e Divulgação da música e videoclipe nas plataformas digitais

Transmissão no canal de YouTube ODZ Music: https://www.youtube.com/ODZMusic

Sobre os participantes

O PRODUTOR: Oliver Dezidério, proponente do projeto, já coordenou o Laboratório de Música e Tecnologia da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e trabalhou com vários artistas nacionais e internacionais, como: Leila Pinheiro, Elza Soares, Carlos Magrão (Disco de Ouro), Gazú, Volnei Varaschin (Expresso Rural), Bex Marshall (Best British Blues Vocalist poll at the UK Blues Awards), Nego Joe, Reijow, MiMO, Vê Domingos, Saígo (California USA), André Monari (California USA), Giana Cervi, Barbara Damásio, entre outros.

O COMPOSITOR: Vê Domingos é escritor, compositor e músico. Tem parceiros como O Rappa (Auto-reverse, Horizonte é Logo Ali), Giana Cervi, Raissa Fayet, Hortênsia Vechi, Tito Lys, Betão Parisi, Babbhy, Sergio Negrão, André Monari, entre outros.

O INTERPRETE: Sandro Adriano da Costa, mais conhecido como Gazú, é cantor, violonista e compositor brasileiro. Foi o vocalista principal da banda Dazaranha durante 23 anos. Atualmente, possui um trabalho solo como músico.

Comentários