Diferentes espaços da cidade vão receber a apresentação nos dias 05 e 12 de dezembro

A performance “Atra Pestis”, demonstrando a prática dos médicos contratados durante a conhecida “Peste Negra”, será apresentada nos dias 05 e 12 de dezembro em cinco sessões gratuitas por diferentes espaços da cidade de Navegantes. Este projeto é patrocinado pela Fundação Cultural de Navegantes por meio do Fundo Municipal de Cultura.

A performance “Atra Pestis” é uma representação de um fato histórico marcante na história da Humanidade e da prática dos médicos contratados durante a conhecida “Peste Negra”, uma das mais devastadoras pandemias registradas que teve como resultado cerca de 200 milhões de mortes.

Os profissionais do séc. XIV eram associados a seres macabros por conta da indumentária utilizada no período medieval e da postura médica junto aos enfermos. Ao mesmo tempo eram vistos como os únicos capazes de aliviar o martírio da dor com a promessa de “cura”

A performance está dividida em dois momentos. Primeiro pela abertura com a narração dos acontecimentos e fatos históricos e o segundo com a entrada do Dr. da Peste que fará uma interação com o público. Em “Atra Pestis” o espectador será levado também a desassociar tudo o que é negro do que é ruim, como era feito no período medieval e continuou se perpetuando nos tempos atuais.

A performance é dirigido e produzida por Oyama Achcar, com Andréa Dias e Oyama Achcar no elenco. A classificação indicativa é oito anos.
 



AGENDA



– Dia 05/12 (domingo)  

10h – Praça da Praia do Gravatá (Bairro Gravatá)

16h – Praça da Praia Central (Centro)

 
– Dia 12/12 (domingo)

10h – Praça de Esportes (Bairro São Paulo)

14h – CEU das Artes (Bairro Nossa Sra. das Graças)

18h – Casarão Centenário do Escalvados (Bairro Escalvados)

Comentários