Apresentações eruditas acontecem até o próximo sábado,31, no formato on-line

Começou na última quarta-feira (28) o Ciclo de Concertos de Música de Câmara de Balneário  Camboriú. O evento, on-line e gratuito, contemplará quatro apresentações musicais com diferentes formações e a participação de artistas de renome regional e internacional. Os concertos estão sendo transmitidos pelo canal do YouTube do projeto:

https://www.youtube.com/channel/UCrSQ8iFR1-p0aoLM3-DNm-w,

As apresentações seguem diariamente até o próximo sábado (31), sempre às 20h. A iniciativa tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do município.

Adaptados à nova realidade imposta pela pandemia do Coronavírus, os concertos foram gravados respeitando as medidas preventivas contra a Covid-19. As apresentações destacam o piano em diferentes formações musicais: acompanhado de canto, violino, saxofone e a quatro mãos. Participam do evento os músicos Alberto Damián Montiel (Argentina/Brasil), Luan Cavalleri (Brasil), Marcos Pablo Dalmacio (Argentina/Brasil), Adriana Platchek (Brasil), Ricardo Figueira (Uruguai) e Mariana Airaudo (Uruguai).

O projeto pretende aproximar a população da música de câmara por meio de um repertório abrangente com grandes compositores. Os músicos também apresentarão, de forma didática durante os concertos informações sobre as obras e seus autores e curiosidades históricas como forma de gerar conhecimento sobre a história deste gênero tão secular.

A iniciativa ainda promoverá, como contrapartida cultural, uma masterclass de piano com a musicista uruguaia Mariana Airaudo, que ficará acessível no canal de YouTube do projeto. Um concerto didático gravado também será disponibilizado para estudantes do município por meio da Secretaria de Educação, promovendo assim a fruição do produto cultural, bem como o estímulo à formação de plateia e novos instrumentistas.

Confira a programação do evento:

30/07 – Concerto de Violino e Piano: Marcos Pablo Dalmacio e Alberto Damián Montiel

31/07 – Concerto de Saxofone e Piano: Ricardo Figueira e Mariana Airaudo

Horário da transmissão: 20h

Música de câmara

Música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.

Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. A palavra câmara indica que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma atmosfera mais íntima. Nesta categoria geralmente não está incluída a música para instrumento solo, entretanto, é comum incluir obras para piano solo, dependendo da ambientação. Sua composição é destinada a um pequeno número de instrumentos ou vozes – geralmente, até o máximo de dez.

Entre os seus gêneros mais importantes estão o quarteto de cordas, quinteto de sopros e o trio com piano, dentre outras diversas combinações de instrumentos. Pode haver também a execução em “solo”, “trio” ou “duo”. (Fonte: Wikipédia)

Comentários