Inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira. Dois autores, obrigatoriamente, serão da cidade de Itajaí

Com o objetivo de promover a circulação de obras literárias itajaienses e catarinenses, a editora Rizoma publicará quatro livros sem nenhum custo para os autores por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí. Pessoas interessadas em participar da chamada de originais podem se inscrever até o dia 30 de julho por meio do site www.rizomaeditora.com.br

Além de viabilizar a circulação dos exemplares, o projeto irá promover o diálogo sobre a escrita e interesse literário com leitores da periferia.

O projeto surge como forma de abrir possibilidades de publicar mesmo em frente ao cenário brasileiro diante da leitura, no qual 30% da população nunca comprou um livro. “Propor a chamada de originais para publicação de literatura é continuar nas trincheiras da luta pela arte literária e pela democratização de seu acesso”, destaca a idealizadora da proposta, Vanessa Gonçalves.

Serão selecionados quatro originais inéditos sendo dois de conto e dois de poesia. A chamada vai selecionar uma escritora e um escritor da cidade de Itajaí e uma escritora e um escritor de Santa Catarina. A tiragem de cada livro será de 125 exemplares, totalizando 500 livros impressos. A editora Rizoma também fará um lançamento para cada obra publicada, além de repassar o valor integral dos direitos autorais (10% sobre o valor de capa dos livros a serem comercializados), independente da venda total dos mesmos.

Fotos: Vanessa Gonçalves

Criando Rizomas

Chamada de originais é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí́, por meio da Prefeitura de Itajaí́, Fundação Cultural de Itajaí́ e renúncia fiscal da Allog Transportes Internacionais.

Grupo de leitura

O projeto ainda prevê a medição de um grupo de leitura possibilitando a formação de leitores em uma comunidade periférica de Itajaí, para onde serão levadas as obras a um público diverso com pouco acesso a esse bem cultural.

Comentários