Você sabia que mesmo com pouco dinheiro é possível começar a investir? E ainda por cima obter retornos financeiros positivos? Pois bem, passou da hora de mudar nossa visão sobre o assunto de que apenas quem possui “dinheiro sobrando” pode investir.

A única coisa que um futuro investidor precisa é encontrar a melhor modalidade dentro do seu orçamento e fazer um pequeno planejamento financeiro com as contas do mês para poupar e investir.

Para te ajudar nessa, preparamos cinco dicas do Sistema Ailos para quem quer dar o start e se ter sucesso nos investimentos. Confira:

1 – Pare de pensar que investir não é pra você

No mercado financeiro, existem uma infinidades de tipos de investimento,. cada uma atende a uma perfil ou necessidade diferente. Por isso é correto afirmar que todos podem investir. Existem modalidades com aportes a partir de qualquer valor e vale ressaltar: investir não é algo complicado. Pelo contrário, deve se tornar um hábito comum para a realização de objetivos.

2 – Pesquise a modalidade que combina com o seu perfil

Pesquisar é a palavra que o investidor deve ter em mente. Só sabendo as opções disponíveis é possível começar a se planejar. O ideal é investir na modalidade que está mais ligada ao seu perfil e objetivos a curto, médio e longo prazo. Geralmente, no mercado de investimentos, se fala em três pilares que devem ser considerados neste momento. São eles:

1) Pilar do risco: é a incerteza em relação ao retorno de um investimento. Na hora de investir o dinheiro que sobrou, saber os riscos que estamos assumindo é importantíssimo para escolher o melhor produto;

2) Pilar da rentabilidade: é o retorno ou quanto estamos ganhando por abrir mão de utilizar o recurso que temos por determinado período;

3) Pilar da liquidez: é a disponibilidade do dinheiro quando precisarmos dele.

Esses três pilares precisam ser levados em consideração. É importante também ter equilíbrio nesse planejamento. Além disso, quando realizamos um investimento, devemos ter total segurança sob a instituição que ficará responsável pelo nosso dinheiro. Assim, você evita de cair em golpes.

3 – Defina um valor fixo a ser investido mensalmente

Esse item é de grande importância, pois é importante definir um valor mensal a ser investido e o considerar como despesa fixa. Desta forma, ele fará parte das suas contas mensais, como um compromisso assumido. Quando o orçamento apertar, ainda assim, se possível, mantenha esse compromisso, pensando que ele gerará um resultado futuro.

4 – Saiba que o retorno é relativo à modalidade escolhida

 Não é porque você está investindo que vai ficar “milionário” do dia para a noite. No mercado financeiro, é possível encontrar modalidade com rentabilidade a partir do primeiro dia. Já outros darão resultado após o prazo final combinado. Por isso, é essencial ter bastante atenção e escolher a modalidade que será melhor para os seus objetivos.

5 – Investir ajuda a realizar os seus sonhos

Planos, sonhos e projetos. Todos nós temos algo que gostaríamos de tirar do papel. Mas as vezes não possuímos o suficiente $$$ para realizar o que desejamos. Então a chave é equilibrar o que gastamos para transformar nossos desejos em realidade.

Os investimentos nos trazem motivação e também nos guiam para, enfim, realizarmos os objetivos traçados.

E você, gostaria de se tornar um investidor?

 

Comentários