Hoje vamos falar um pouquinho sobre o empoderamento feminino! Para começar, precisamos saber o significado da palavra.

Empoderar significa conceder poder, ter direito a escolhas, não apenas ter um lugar na sociedade, mas também um lugar no seu próprio corpo.

Muita coisa está envolvida dentro do empoderamento feminino, desde coisas simples, como dividir as tarefas dentro de casa, ter direito a escolhas em geral, até uma sexualidade bem resolvida e não se rebaixar.

Antigamente existia o culto do feminino, onde as mulheres se reuniam para celebrar seu ciclo, a capacidade de gestar. Depois, tudo mudou a partir do século XIX, as mulheres perderam um pouco da sua voz, isso porque o cristianismo foi ficando mais forte, aí tinham os casamentos arranjados, a obediência ao marido, acreditava-se também na histeria (onde o útero ficava flutuando pelo corpo, provocando dores de cabeça e a terapia era ajudar a mulher a chegar ao orgasmo, que acreditava-se que o útero voltava ao lugar). Foi nessa época também que começaram os trabalhos de parto deitada e outras situações.

Então, para finalizar, a melhor maneira de iniciar o empoderamento é com o autoconhecimento, se tocando, conhecendo o próprio corpo, liberando os hormônios ligados ao bem-estar e a criatividade.

Crédito imagem: foto criado por standret – br.freepik.com

Comentários