Alunos pintam bocas de lobo em ação do Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. E com o objetivo de sensibilizar a comunidade nessa data, a Secretaria de Educação, através do programa de Educação Ambiental, promoveu a ação “O Mar Começa Aqui”. Foram distribuídos pincéis e tintas para as unidades de ensino e cerca de 40 estudantes participaram da ação que respeitou todas as regras sanitárias de combate a COVID-19, como distanciamento social e uso de máscaras. Os alunos saíram às ruas para pintarem as bocas de lobo próximas às unidades.

 “O lixo que é jogado nas ruas pode, em algum momento, escoar para os bueiros, provocando o entupimento das redes de águas pluviais. A água da chuva que consegue escapar dos entupimentos vai arrastar toda a sujeira que encontrar pelo caminho, podendo levar para dentro de rios e lagos, contribuindo para a poluição desses mananciais. Essa é a reflexão que queremos provocar na comunidade escolar”, destaca Juliano Roberto Flor, responsável pelo programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí.

O projeto já é desenvolvido em várias partes do Brasil e do mundo e começou em Itajaí neste ano. A intenção é incluir a ação no calendário anual da Rede Municipal de Ensino. Dessa forma, alunos e professores poderão promover uma mudança de comportamento, para além dos muros das unidades escolares.

E a lição foi aprendida com sucesso pelos alunos: “A água da chuva, entra aqui no bueiro, e vai parar lá no rio, levando a sujeira que está aqui acumulada. Então, é importante que as pessoas não joguem lixo nas ruas”, enfatiza o estudante, Eric Luiz Gonçalves Fernandes, de 8 anos. “O mar começa aqui promoveu muitas reflexões nos nossos alunos. Um dia para conscientizar, todos os dias para preservar”, finaliza a diretora do CEDIN Ângela Dalçóquio de Souza, Gisele Schroeder Pereira.

Fotos: Prefeitura de Itajaí

Comentários