Ah como é difícil educar o seu pet não é mesmo?! Filhote ama uma bagunça, destruir um calçado aqui, uma planta ali, fazer xixi no tapete, arranhar a tinta da porta… Ou em alguns casos algo mais sério, como ter medo do dono, ficar escondido ou até mesmo ficar agressivo, na defensiva.

É importante saber que um animal leva cerca de três semanas para começar a se adaptar ao novo lar, ou seja, entender que ali agora é a casa dele. Esse período pode variar caso o cão tenha saído das ruas, ou sofrido maus tratos no local onde estava anteriormente. Nesse caso, ele vai precisar aprender novamente a confiar em uma pessoa e perceber que não vai mais ser maltratado, passar frio ou fome.

É muito comum as pessoas adotarem ou comprarem um animal e se arrependerem pelo fato do bichinho chorar, ou ficar ansioso demais e por aí vai.

Que tal então algumas dicas para ajudar?

– Primeira parte: PACIÊNCIA! as coisas mudaram de repente para seu pet, tudo é novo para ele, inclusive você, então vamos com calma!

– Segundo: faça amizade! Tente ganhar a confiança do seu novo amigo, ofereça petiscos, ou a própria ração, faça carinho, puxe uma brincadeira, deixe seu amigo a vontade!

-Terceiro: Saiba corrigir sem causar medo ao seu pet. Quando surgir aquele xixi fora do local, mostre para ele que não gostou, seja firme ao dar aquela bronca, mas não seja rude demais, pois seu amigo pode ficar com medo de você, e em seguida mostre o local certo que ele deve fazer suas necessidades. Se for tapete higiênico ou jornal, vale secar o xixi com o mesmo, assim seu pet irá sentir o cheiro e, da próxima vez, quem sabe ele faz no local certo não é?!

-Quarto: Evitei deixar seu novo amigo muito tempo sozinho no período de adaptação, isso pode deixa-lo muito ansioso. Crie uma rotina para seu cão, assim, logo ele saberá o horário certo para cada atividade.

-Quinto: deixe o local do cão preparado, com cama, brinquedos, bebedouro e comedouro, para ele saber aonde ficará seu abrigo.

Se o seu novo amigo já for um cão adulto, busque conhecer o histórico do animal, assim ficará mais fácil descobrir traumas, ou doenças anteriores. Seja filhote ou adulto, um cão sempre traz alegria para nossa vida. Com paciência e muito, muito amor, sem dúvida alguma você terá um grande amigo para dividir seus dias!

Comentários