“Cada vez que o dog for compartilhado, 1kg de ração será doado” diz a publicação que viralizou nas redes durante o fim de semana

Certamente você se deparou com esse labrador sorridente nos seus stories durante o fim de semana. Essa publicação é fruto de uma campanha de marketing que viralizou e atingiu 7 milhões de pessoas em apenas dois dias, gerando uma doação de 2 toneladas de ração.

Conheça a história:

Morgana Moresco conta que a ideia da campanha surgiu em 2012. Ela, que já trabalhava no escritório fundado por sua família, conta que dificilmente gostava dos presentes que ganhava de aniversário. A solução achada pela executiva foi pedir 1 kg de ração para os seus cachorrinhos. A brincadeira foi crescendo e os colegas do escritório começaram a dar o valor em dinheiro, ao invés de carregar um saco de ração no seu aniversário. Daí surgiu a ideia de transformar a brincadeira pessoal em uma ação social do escritório.

Em 2015, foi feito um planejamento estratégico com uma agência de marketing e a campanha foi lançada no mesmo formato, a cada compartilhamento, 1 kg de ração doado, só que no Facebook. No primeiro ano, foram 400 kg, no segundo, 700 kg, e em 2017, 1,5 tonelada. Em 2019, no entanto, Morgana se decepcionou: conseguiram apenas 380 kg. Para mudar a situação, em 2020 decidiram investir em um novo parceiro de marketing.

“A agência sugeriu fazermos no Instagram também, porque nosso escritório ainda não tinha uma conta lá”, afirma. Para viabilizar, firmaram uma parceria com a ONG Sítio da Vovó, que abriga mais de 600 cachorros abadonados, em Arroio dos Ratos, no interior do Rio Grande do Sul.

Quando a campanha viralizou em menos de duas horas, Moresco conta que ficou tensa. “Começamos a ficar apavorados. Passamos o sábado inteiro no WhatsApp acompanhando e tivemos uma reunião de duas horas no domingo para pensar em tudo”, diz. A solução foi limitar a doação a 2 toneladas, meta original. Mas para não pausar aí, a executiva também decidiu fazer uma parceria com a agência para oferecer ao Sítio da Vovó uma “consultoria de marketing”. Juntas, vão criar redes sociais para a ONG e organizar novas campanhas.

A entrega ainda está sendo planejada, mas deve acontecer no próximo sábado, dia 19. “Estamos ansiosos para brincar com os cachorros”, diz.

Morgana Moresco foi entrevistada pela revista ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’

Comentários