A resposta é Siiim! Os cães quando filhotes passam pelo cronograma de vacinação, e nessa idade eles são mais frágeis por ainda não terem desenvolvido a quantidade de anticorpos necessária para a proteção do organismo, por esse motivo a vacinação correta nesse período é extremamente importante.

Porém, quando o animal já é adulto, ele também precisa de vacina, pois esses anticorpos que foram produzidos quando filhotes, vão se perdendo e enfraquecendo e precisam novamente do estímulo causado pela vacina para voltarem a proteger o animal.

Existem muitas doenças que são muito comuns em animais adultos, uma delas é a Cinomose, que é um vírus muito sério e muitas vezes fatal, além do vírus da gripe, raiva, entre outros. Então o reforço anual das a vacinas é totalmente indispensável!

Caso você tenha adotado ou comprado um animal já adulto, e não sabe do histórico vacinal anterior, é recomendado fazer duas doses da vacina múltipla com intervalo de 21 dias entre as doses, e uma da vacina contra raiva. Ambas devem ser reforçadas anualmente.

Existem outras vacinas indicadas que podem variar conforme a região em que você mora. Para saber quais delas o seu pet deve fazer, consulte um médio veterinário de confiança. Ah, não se esqueça, de manter a vacinação do seu amiguinho em dia, pois a prevenção sempre é a melhor opção! 😉🐾

Comentários