Aproveitando a Semana Internacional da Educação Midiática, o Twitter anuncia a ativação permanente, em português, do emoji que aparece com as #PenseAntesDeClicar e #PenseAntesDeCompartilhar.

Além do emoji, o Twitter também relembra dois materiais elaborados em parceria com a Unesco e com a Organização dos Estados Americanos, para exemplificar ações que podem contribuir para que as pessoas se sintam cada vez mais aptas e capazes de analisar e tomar decisões informadas sobre o que expressam e compartilham na internet.

Segundo o gerente de Políticas Públicas do Twitter no Brasil, Fernando Gallo, na plataforma, é defendido o livre fluxo de informações e o direito das pessoas se expressarem on-line. “Esses são compromissos complementares, que se cruzam quando discutimos alfabetização midiática e informacional. Entendemos a nossa responsabilidade na busca por uma maior compreensão sobre a necessidade de expansão da Educação Midiática, e queremos capacitar as pessoas que usam nosso serviço, para que possam analisar criticamente os conteúdos que veem”.

Com essa busca pela alfabetização midiática, o guia “Ensinar e Aprender com o Twitter”, feito em parceria com a Unesco, está disponível para download em nove idiomas.

O material contem diretrizes de melhores práticas sobre a alfabetização midiática, sendo de fácil leitura e com o objetivo de ajudar educadores e capacitar as gerações mais jovens, permitindo que façam perguntas certas sobre conteúdos que encontram na web e analisem criticamente as notícias e informações.

Essa também é uma forma de combater a Fake News, que se disseminam rapidamente quando não se é analisada a fonte do conteúdo, contexto geral e buscado mais sobre o assunto.  

O guia pode ser acessado no link abaixo:

 http://www.oas.org/pt/ssm/cicte/docs/20190916-POR-Alfabetismo-y-seguridad-digital-Twitter.pdf

Comentários