Atenção pessoal que vai fazer o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)!! Faltam menos de 100 dias para a realização das provas presenciais. Devido a pandemia, as datas precisaram ser alteradas e vão acontecer em dois momentos: prova presencial nos dias 17 e 24 de janeiro e provas digitais, dias 31 e 7 de fevereiro de 2021. Através deste exame é possível garantir o ingresso em instituições de ensino superior.

E tem uma galera que já vem se preparando a muito tempo para mandar bem nas provas. Já outros, estão começando a revisar os conteúdos agora. Mas independente do momento que você tenha iniciado os estudos, o importante é se manter motivado e não pirar com tanta coisa.

Por isso, preparamos –com base em informações do Curso Poliedro – cinco dicas importantes para você encarar a maratona de estudos e não perder o foco. Então se liga:

1- Mantenha a calma e respeite seus limites

Chega um momento em que sua mente fica exausta depois de estudar horas a fio e o conteúdo parece que não entra mais na cachola. Por isso, é importante planejar seu dia e intercalar períodos de descanso, prática de atividades físicas e até mesmo manter um boa alimentação.

2- Não se compare com outros estudantes

Cada indivíduo deve fazer a sua parte, respeitando seu ritmo e entendendo que o processo não é perfeito. É importante ter o hábito de estudar diariamente, se organizar. Mas não crie expectativas e metas radicais como querer fazer todas as tarefas num dia, todos os simulados no outro ou ainda tirar notas máximas em tudo.

Esse é um processo, e o autoconhecimento é fundamental para entender os pontos fortes e usar isso a seu favor para seguir seu plano de estudo.

3- Participe de aulas e simulados

Foto: Divulgação

Estar atento e presente ao conteúdo ministrado é importante para um bom desempenho, afinal sempre se aprende algo novo. Já os simulado, permitem que o aluno exercite o aprendizado adquirido ao longo do ano. Além disso, também é valido realizar exercícios e atividades que contemplem formatos de enunciados diversos. Vale apostar e fazer provas de anos anteriores.

4- Equilíbrio emocional

Pensar em qual faculdade quer cursar, qual profissão quer seguir… são tantas informações que dá um nó na cabeça. Sem contar que em meio a estas dúvidas, tem que estudar. Então é essencial se manter equilibrado emocionalmente nesta hora, principalmente não sofrer por antecipação e não se cobrar demais. Caso necessário, procure alguém para conversar e falar de como se sente neste momento, um conselho amigo ou da própria família pode ser fundamental.

5- Nunca é tarde para começar a estudar

Foto: Freepik

Para quem ainda não começou a estudar, sempre há tempo para retomar os conteúdos. Por isso, planeje bem tudo o que vai cair na prova e comece a rever as matérias. A hora é agora!

E ai, você também está se preparando para o Enem? Compartilhe aqui sua experiência de como está sendo a maratona de estudos!

Comentários