Programação do 4º Cultura Popular – Formação e Partilha, edição Arnoldo Cueca 100 anos, será gratuita e online entre os dias 16 de outubro a 1º de novembro e as inscrições para oficinas já estão abertas

“Ô vai chegando, olha esse boi”. O trecho representa com maestria a cultura popular itajaiense, que será valorizada pelo evento Cultura Popular – Formação e Partilha entre 16 de outubro a 1º de novembro. A quarta edição do festival homenageará os 100 anos de Arnoldo Cueca, mestre da cultura popular de Itajaí. Neste ano, uma mudança marca o festival, que deixa as ruas e palcos culturais físicos da cidade, para invadir o site e canal do Youtube da Jardineira Produções.

A nova proposta possibilita a realização do evento durante este período de pandemia. Na programação contaremos com apresentações, espetáculos, shows, lançamento de mini doc sobre o homenageado e oficinas, tudo online e gratuito para o público de todo o Brasil. O evento será totalmente ao vivo, pensando no encontro com o público, mesmo que à distância.

O Cultura Popular – Formação e Partilha é um evento de reconhecimento e celebração das nossas culturas populares de formação e partilha de saberes entre artistas e público, e do contato com as tradições próprias do nosso país. São artistas de diferentes lugares de Santa Catarina e do Brasil em uma programação diversificada e algumas são acessíveis com Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A atração que abrirá essa edição do evento, em 16 de outubro, às 20h, será o espetáculo ao vivo ‘Rio de memória e gente’ da Dionisos Teatro (Joinville/SC). Já o encerramento do evento, em 1º de novembro, fica por conta do grupo Tarrafa Elétrica (Itajaí/SC), que fará um show às 17h, com intérprete de Libras. Quem quiser conhecer a programação completa pode acessar o site da Jardineira Produções.

“Os mestres e artistas populares estão sempre se reinventando para que as tradições permaneçam vivas, para que o boi de mamão, o boi bumbá, o côco, a chula, o samba de roda, o maracatu, o tambor de crioula e tantas outras não sejam apenas uma lembrança dos mais velhos, mas parte de nossa cultura, identidade”, completa Natália Pereira, artista, realizadora deste evento e neta do seu Cueca.

Boi de Mamão – SESC / Foto: Divulgação

INSCRIÇÕES GRATUITAS E ABERTAS PARA OFICINAS

As oficinas de Teatro e Memória: “Um Rio De Memória e Gente: Memórias Pessoais e Ancestralidade para Construção da Cena”; “No Balanço da Peneira: Cantos de trabalho” e “Desvendando a Musicalidade da Capoeira” serão ministradas por meio de vídeo conferência entre os dias 21 e 30 de outubro, por profissionais de Santa Catarina e São Paulo.

Para participar das oficinas da programação os interessados devem se inscrever através do site www.jardineiraproducoes.com.br. O único critério para participar é ter 15 anos ou mais. As vagas são limitadas.

O Cultura Popular – Formação e Partilha é realizado pelo Jardineira Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED Litoral.

Comentários