História
Desde o final do século XIX onde foi inaugurada com ciência que a psicologia vem conquistando seu espaço enquanto área de atuação, mas foi somente em 27 de agosto de 1962 que a profissão foi regulamentada no Brasil.
Entre a década de 70 e 80, apenas três áreas da Psicologia se destacavam, que era da clínica, da educação e do trabalho, sendo a clínica a área de maior procura pelos profissionais.
Atualmente, a formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia.
Atuação
Desde a graduação em Psicologia, os alunos já passam a definir suas áreas de interesse, orientação teórica e alguns posicionamentos frente à profissão, e isso tende a garantir ao psicólogo, o modo que ele compreende sua prática profissional e a definir conceitos de homem e sociedade, que conduzirão este profissional à sua intervenção.
O quadro a seguir mostra as diferentes abordagens da Psicologia:

A psicologia, de modo geral, é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. É o profissional que observa e atua em diferentes áreas, amparado por teorias advindas do campo da Psicologia. É o psicólogo que, diante de muito estudo, busca analisar, compreender e oferecer acolhimento e novas possibilidades às pessoas que o procuram, através da mediação verbal, onde conduzirá o paciente em um processo que o fará elaborar de forma mais consciente de suas ações, pensamentos e sentimentos.
Ainda nos deparamos com estigmas e pré-conceitos referentes à psicoterapia. Há muito tempo que a psicologia carrega o tabu de ser “para louco”, ou “só faz terapia quem tem problemas” (e convenhamos: quem não os têm?). Por muitos anos a psicologia esteve ligada a problemas relacionados à loucura e isso faz parte da história, mas essa não é a verdade atual. Sabes quem precisa de psicoterapia? Pessoas! Àquelas interessadas em mudanças, em um novo ponto de vista, em novas possibilidades. Cuide da sua saúde mental como cuida do seu corpo. Faça terapia e viva mais leve.
E você? Já faz terapia?