Hoje, 19 de agosto, é o Dia Mundial da Fotografia, e para você, que assim como nós, A-M-A esse assunto confira a entrevista exclusiva com a fotógrafa Sônia Engel, aqui de Itajaí!

História

Sônia Cristina Cansian Engel trabalha com fotografia social desde 1992. Com dez anos de idade ganhou sua primeira câmera fotográfica e a partir daí virou a fotógrafa oficial da família. Aniversários, viagens de férias, datas comemorativas, sempre era com a Sônia! Aos 20 anos a itajaiense comprou sua primeira câmera profissional. Na época ela ainda fotografava por hobby.

Aos 21 decidiu dedicar sua vida à arte que a acompanhou desde pequena. Começou com fotografia social, fotos em estúdio, aniversários, eventos. E aos 25 anos realizou o sonho de abrir sua própria empresa no ramo.

Sônia Engel, fotógrafa de Itajaí/SC

Atualmente

Hoje sua especialidade é fotografar famílias em seus momentos cotidianos, batizados, gestantes e newborn.

Fotografia: Sônia Engel

“Vejo a fotografia como algo indispensável na vida das pessoas, pois é um registro único, que conta a história de cada um. Eu vejo que mudo o olhar das pessoas com relação a elas mesmas. Pois muitas vezes, principalmente as mulheres, na hora que estou fotografando, falam “vai ter que fazer Photoshop em mim, estou gorda, ou feia…” e eu não mexo em nada, não mudo elas. Eu apenas procuro ângulos e momentos bons. E quando entrego as fotos, digo “esta é você! Sorrindo, sendo feliz! Esta é você, sendo apenas você mesma! E é linda!”, relatou.

A fotógrafa que é mãe de duas meninas sabe como ninguém a importância da autoestima para as mulheres, e usa seu trabalho como ponte para suas clientes se conhecerem, se aceitarem e se amarem do jeito que são.

Fotografia: Sônia Engel

“Eu mostro para elas que são lindas do jeito que são. Com suas barriguinhas, com suas celulites, com sua boca pequena, ou seja lá com qual defeito elas pensam ter… Eu mostro que isso não muda quem elas são!”

Sônia também relata que ver o brilho nos olhos das clientes ao ver o resultado do seu trabalho a faz ter certeza da escolha da profissão. “A fotografia me escolheu. Ainda bem!”

Quer conhecer melhor o trabalho de Sônia? Acesse seu Instagram: @soniaengel.photos

Comentários