Empreendedorismo é buscar oportunidades onde existem lacunas, problemas a serem solucionados. Empreender é usar a inovação e a competitividade a seu favor. O ato de empreender envolve muitas coisas, não é somente “abrir uma empresa”.

Um bom empreendedor enxerga nas ideias, novas oportunidades as quais viram um negócio. Até chegar ao produto final, precisa-se de muito trabalho, muitas sinapses e insights. Mas como gerar ideias?

Primeiro, precisamos ter em mente que empreender não é dom e sim técnica. Dessa forma, para ter novas ideias, precisamos quebrar paradigmas, ou seja, desaprender, estar aberto a mudanças, ao novo.

Outro ponto importante para ter ideias extraordinárias é estar sempre buscando novas informações, perceber os insights causados pelo conhecimento agregado e é claro precisamos muita, mas muita transpiração. Dizem que um bom empreendedor precisa apenas de 1% de inspiração e os outros 99% são pura transpiração, trabalho contínuo, ação.

Um empreendimento de sucesso é aquele que tem sua missão e visão muito claras, ou seja, sabem a razão de ser e a essência da empresa, tem referência de futuro, sabem ondem querem chegar, traçando metas e objetivos plausíveis, viáveis, mensuráveis e temporais. Na verdade o diferencial não é apenas saber, mas sim viver na prática sua missão, visão e objetivos!

Mas quem faz o empreendimento ou o empreendedorismo acontecer? O empreendedor! Na atualidade, o mercado de trabalho está buscando cada vez mais para seus colaboradores, aqueles que têm o perfil empreendedor. Quer Empreender? Quer autodesenvolver esse perfil?

Então foque na sua persistência, conhecimento, visão de futuro. Aprenda a assumir riscos, ser proativo. Use sua criatividade e comunicação a seu favor. Planeje, busque ser um líder. Inove, tenha iniciativa. Aprenda a analisar o mercado, buscar novas oportunidades. Procure novos métodos, tenha controle, foco e confiança. Seja otimista frente às adversidades. Invista no relacionamento interpessoal. Ouse!

Com carinho,

Ana Caroline

Comentários