Na série Minha Banda no PI de hoje, conheça a Galáxia, uma banda de Brusque que foi classificada para a segunda fase da seleção do Lollapalooza

Se você acha que não existem bandas produzindo músicas próprias aqui na região se engana! E olha que as composições são maravilhosas e estão fazendo o maior sucesso! Exemplo disso são as músicas da banda Galáxia, da cidade de Brusque.

A banda foi criada no ano de 2012, já com o objetivo de gravar o primeiro álbum. Jean Glass (vocais e guitarras) e Negro Louis (vocais e guitarras), que já haviam tocado juntos na banda de rock psicodélico Claviceps, tinham um repertório pronto, que aguardava a produção com banda. Os dois convidaram Lucas Maurici e Rafael Kempt para tocar, respectivamente, contrabaixo e bateria nas gravações. Contudo, após o lançamento do álbum em 2013, surgiram convites para eles tocarem em alguns shows. Aí já viu né, o grupo que tinha sido formado com a intenção de gravar apenas um álbum, acabou se tornando uma banda!

Espaço conquistado

Alguns anos se passaram e em 2015 Rafael Kempt deixou o banda para se dedicar a carreira de artista plástico, sendo substituído na bateria por Felipe Schorn. Com a entrada do novo integrante, a banda começou a trabalhar em um novo repertório que deu origem a dois EPs. O primeiro, chamado Ossos & Encruzilhadas, foi lançado em 2016. O segundo, chamado “As Correções”, foi lançado em 2017. Naquele período, a banda realizou diversos shows em Santa Catarina, começando a se tornar mais presente na cena local e regional. Em 2016 fez seu primeiro show em São Paulo, capital. Em 2017, tocaram novamente em São Paulo e em Minas Gerais, na lendária cidade de São Tomé das Letras.

Em 2018, começaram a gravar o álbum “Estranhos Pássaros”, lançado em 2019.  O lançamento do álbum foi acompanhado de uma turnê que passou por seis cidades em três Estados, consolidando assim o trabalho da banda. No ano de 2020 a banda foi classificada para a segunda fase da seleção do festival Lollapalooza, mas com a chegada da pandemia do coronavírus, o concurso foi prorrogado sem ter data definida para ter continuidade. Em junho deste ano a banda realizou uma live no Estúdio Tobias Blues, em Brusque. Atualmente, concorrem a uma vaga para tocar no festival EBA rock, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2021.

A votação está chegando na reta final e a banda pretende se classificar com 2k para conseguir uma posição boa na ordem de bandas do festival. Então, se você puder ajudar votando na Galáxia, vamos disponibilizar o link da votação aqui:

Acima de tudo, originais

O estilo da banda deriva de várias influências, principalmente, do rock dos anos 90, das cenas do rock grunge norte-americano. “Temos também a presença de elementos da música brasileira, que podem lembrar, mesmo que de maneira não intencional, o som de bandas como Clube da Esquina, Mutantes, e, talvez, outros trabalhos dos tropicalistas. Contudo, a banda possui uma assinatura bastante original, que torna difícil comparar seu trabalho aos de outras bandas”, destaca o vocalista Jean Glass.

O vocalista destaca ainda que eles não consideram a música uma profissão, mas sim “uma forma de se expressar que dá sentido ao mundo ao nosso redor e às nossas próprias vidas”.

Alerta de spoiler

Esse ano, é claro, está sendo diferente para a banda. Para contornar a pandemia eles realizaram um live. Além disso, a banda concorre para os festivais que acontecerão no próximo ano.

Outra super novidade revelada pela banda é que vem um single por aí, que deve ser gravado em breve. Eles também estão preparando um vídeo clipe, o roteiro já está sendo definido. Além disso, eles esperam estar com a agenda lotada em 2021.

“A música autoral precisa ser valorizada e apoiada não só por aqueles que curtem rock ou algum outro estilo, mas por aqueles que trabalham com as políticas de cultura. O Estado de Santa Catarina, particularmente, carece de um grande festival de rock, que reúna bandas, dentre outros agentes, que possam apoiar a cena da música local”, destaca Jean.

Ficou curioso para ouvir as músicas da banda? (Eu confesso que já ouvi quase todas e adorei!)

Vamos deixar os links para vocês:
Canal do Youtube: www.youtube.com/channel/UC1Ya1mSXWVH0Qg7i5y3x95w

Spotify: open.spotify.com/artist/11bkNHSkATTOR4cuxp2jSH

Deezer: www.deezer.com/br/artist/59352122?utm_source=deezer&utm_content=artist-59352122&utm_term=2162564348_1583940748&utm_medium=web


Facebook: www.facebook.com/galaxiasc

Instagram: www.instagram.com/projetogalaxia

Comentários