Cantor, compositor e multi-instrumentista conta um pouco sobre sua carreira e adianta novidades

E a nossa série de reportagens com as bandas e artistas da região continua aqui pelo Paraíso do Improviso. Pra finalizar essa semana com um clima bem leve, a nossa entrevista foi com o cantor, compositor e multi-instrumentista, Fernando de Castilho Moraes, mais conhecido como Nando Moraes. Ele conta um pouco sobre a sua trajetória na música, estilo, escolhas na carreira e adianta que tem muitas novidades chegando por ai.  

O jovem, nascido em Indaial, de apenas 19 anos, começou sua trajetória na música ainda muito cedo. Com 7 anos, já começou a ter aulas de canto e violão. Porém, confessa que detestava, mesmo que tivesse um certo talento pra coisa. O tempo foi passando e 2013 foi um ano decisivo para ele, e após ter assistido a um show ao vivo de uma banda cover do The Beatles, tudo mudou.

“Eu vi aqueles caras vestidos de forma engraçada e tocando aquelas músicas muito bonitas. E o público? Ah, o público! Foi isso que me fisgou. Aquela energia, aquela sintonia, aquele mar de mãos. Senti que era aquilo que eu queria fazer e bom, foi o que decidi fazer”, confessa Nando.

Nando então montou uma banda de rock com colegas de escola, a Banda Córuz. Eles se apresentaram em diversos festivais pela região do Médio Vale do Itajaí e em 2015 Nando lançou o primeiro single o “Grande Amor Por Você. “A música tocou nas rádios por seis meses na região. Para esse single eu recebi o suporte da dupla Dani e Rafa, eles formam fundamentais”, conta.

Depois de quase três anos, a banda se desfez e cada um seguiu seu caminho. Nando comenta que começou a pensar na carreira solo, mas relata que ficou parado durante um período por conta de outros projetos que apareceram.

Em 2018 iniciou um projeto com a Produtora Girafa de Blumenau. “O produtor Marlon Heimann abriu a minha visão para novos estilos e possibilidades musicais. Foi extremamente importante e acima de tudo me fez crescer muito como artista”.

Já no ano passado, quando foi morar em Florianópolis para estudar, precisou pensar muito se focaria na carreira musical ou se dedicaria a vida acadêmica. “Depois que escolhi ‘’queimei os barcos’’ e decidi não voltar atrás dessa decisão. Durante o ano, foquei em desenvolver a parte musical, conciliando com a faculdade.  O resultado foi que passei o ano compondo e preparando materiais para as próximas etapas”, completa.

Raízes no rock

“Sempre fui muito fã do rock clássico. Tanto que minhas maiores influências como artista são de grandes nomes como Hendrix, Slash, Clapton, e vocalistas também, Steven Tayler, Alx Rose e Bruce Dickinson. Essas foram as minhas influências quando comecei e hoje posso dizer que mudei muito o que ouço”, destacou o cantor.

Hoje, ele afirma que está ouvindo muito mais pop, MPB, soul music e o funk norte americano no estilo James Brown. “ Acredito que é importante se reinventar e principalmente se manter atualizado, afinal, a música é cíclica e é preciso estar sempre ligado nas novidades”.

Além disso, Nando diz que se identifica atualmente muito mais com o pop do que com o rock. Por esse motivo acredita ter um senso de originalidade e busca atribuir os elementos do rock, blues e MPB, no pop.  Os cantores que ele vem se inspirando são Vitor Kley, Nando Reis e John Mayer.

Muita dedicação durante a pandemia  

Nando explicou que neste momento de pandemia está aproveitando para se desenvolver ainda mais como artista. “Desenvolver minhas composições, melhorar minha performance vocal e postura de palco. Existe aquele ditado de Abraham Lincoln, se eu tivesse uma hora para cortar uma árvore, passaria os primeiro quarenta e cinco minutos afiando o meu machado. Pois, eu entendo que essa situação é provisória e vai passar”, reflete.

Uma das música autorais que Nando já gravou e divulgou no seu canal no YouTube

O músico comenta que está “parado” dos palcos, mas segue fazendo conteúdo online e disponibilizando nas suas redes sociais para continuar conectado com seus fãs. “Como eu disse, estou afiando o meu machado”, completa o artistas fazendo um trocadilho.

Novidades chegando

Perguntamos se vem novidades por ai e Nando prontamente responde que já tem algo novo preparado para ser divulgado em breve. “ Tenho trabalhado na produção de dois novos singles que serão lançado. Ainda sem data exata, porém, minha expectativa é em até duas semanas”.

Sobre essa novidade, Nando já adianta para a galera ficar ligada nas suas redes sociais, Facebook, Instagram, Youtube e Spotify para não perder a estreia do material novo.

Comentários