Aos apreciadores de uma boa cerveja gelada, vocês sabiam que todo ano, na primeira sexta-feira de agosto é comemorado o Dia Internacional da Cerveja? Essa data foi idealizada em 2007, na cidade de Santa Cruz, Califórnia, nos Estados Unidos. Mas na realidade, a primeira cerveja do mundo surgiu há mais de 11 mil anos.

Neste ano, hoje, dia 7 de agosto, diversos países celebram a data, incluindo o Brasil, é claro. Afinal, a cerveja é a bebida mais popular por aqui. Seja nas versões artesanais – com seus diversos estilos, modelos ousados de produção e misturas cada vez mais interessantes de ingredientes- ou as tradicionais pilsen, a variedade de cervejas nacionais tem crescido e caído no gosto e no copo dos cervejeiros de plantão.

Mas, muitas curiosidades sobre a bebida ainda existem, e garanto que muitas delas vocês nem poderia imagina. Então separamos uma listinha com 7 curiosidades. Confira abaixo:

1 –  Beber direto da garrafa interfere no gosto da cerveja

Foto: Freepik

É sério isso? Muito sériooo! Quando se bebe direto da garrafa, a boca entra em contato com vestígios de metal deixados na tampa, e isso interfere no sabor da bebida. Uma dica da cervejaria Opa Bier, de Joinville, é armazenar a garrafa sempre em pé, para que o líquido não entre em contato com a tampa metálica e não interfira na bebida.

2- A geladeira existe graças à cerveja

Modelo de Máquina desenvolvida por James Harrison. Foto: Divulgação

Segundo informações da Opa Bier, em 1856, o australiano James Herrison recebeu uma importante missão: criar um aparelho que refrigerasse as cervejas de uma fábrica. Missão dada e cumprida!  Ele construiu o equipamento que, de início, foi usado para fins industriais. A partir daí, a geladeira se popularizou e evoluiu até se transformar no que conhecemos hoje, tudo graças a cerveja!

3- Cerveja estupidamente gelada prejudica a degustação?

Foto: Divulgação

No Brasil, o clima quente nos acostumou a tomar cerveja muito gelada. Isso torna os aromas da bebida menos voláteis e, por isso, menos perceptíveis. Além disso, esse hábito amortece as papilas gustativas, nos impossibilitando de sentir nuances importantes no momento da degustação.

Segundo Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da cervejaria Dádiva, a temperatura ideal para servir a cerveja varia conforme o estilo. “Alguns deles a gente indica beber um pouco mais gelados – mas nunca abaixo de 0°C -, outros apenas resfriados, podendo chegar até 16°C”, pontua.

4- A lata é mais sustentável do que o vidro?

Foto: Divulgação

De acordo com a consultoria internacional de sustentabilidade Resource Recycling Systems constatou que a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável e com maior índice de reciclagem do mundo – 69%, contra 43% do PET e 46% do vidro. E o Brasil é líder mundial nessa forma de reciclagem.

O alumínio também costuma manter a cerveja mais fresca, conservando as características da bebida por mais tempo.

5- Copo influencia no momento da degustação

Foto: Divulgação

 E não é pouco! A taça ou copo em que você coloca a cerveja pode influenciar, inclusive, na retenção de espuma da cerveja e nos aromas que sentimos ao degustá-la.

6- Cerveja é benéfica a saúde

Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada na Revista Scientific American, feita na Califórnica com mais de 120 mil pessoas, comprova que o consumo diário de até 25 gramas de álcool pode ser benéfico para a saúde, pois melhora a pressão arterial, ajudando a proteger o coração, fortalecer músculos e até prevenir alguns tipos de câncer.

Mas não podemos esquecer que tudo em excesso faz mal, por isso o consumo de álcool deve ser moderado, para evitar que o ocorra o efeito reverso e isso cause danos graves a saúde.

7- Por que a garrafa de cerveja é marrom?

Foto: Divulgação

Com certeza você já deve ter se perguntado qual o motivo das garrafas de cerveja serem praticamente todas da cor marrom. Existe uma explicação para isso que não tem nada a ver com a estética.

Conforme informações da cervejaria Opa Bier, um dos motivos é de que a cor escura da garrafa ajuda a proteger o líquido dos raios ultravioletas, além de preservar o aroma da bebida.

Já garrafas de cor verde e até as outras de cores mais claras, não protegem a cerveja da luz. Por isso, as marcas que você encontra com cores diferentes de garrafa, possuem outros componentes e são feitas com tipos de lúpulo diferente, e que não sofrem variações devido a luz.

E ai, tem mais alguma outra curiosidade que você sabe sobre a cerveja? Deixa aqui nos comentários pra gente!  

Comentários