Todos os dias assistimos no noticiário ou vemos na internet, ocorrências de mulheres vítimas de feminicídio ou que foram violentadas por agressores frios e covardes. Esse cenário vem mudando aos poucos, e cada vez mais as mulheres estão sendo amparadas por diversas ações desenvolvidas no país.

Dentre as iniciativas, está o aplicativo de celular Âmago, que está disponível para todo o Brasil. Ele funciona conectado a um botão de pânico externo, gratuito, que ao ser acionado envia uma mensagem SMS de alerta de perigo a cinco contatos cadastrados pela mulher no app.

O Âmago tem como principal propósito ajudar mulheres que sofrem violência de gênero, ou estão em relacionamentos abusivos e estão em risco iminente de violência doméstica.

Com o aplicativo, as mulheres terão oportunidade de receber ajuda, facilitando o pedido de socorro de maneira imediata e segura. Assim, as vítimas tem a certeza que não estão sozinhas, e que quando em situação de vulnerabilidade possam, de forma discreta, pedir socorro.

Foto: Reprodução

Como funciona o botão de pânico externo?

O botão de pânico Âmago funciona sincronizado com o aplicativo Âmago através de bluetooth. Ele é portátil e tem aproximadamente o tamanho de uma moeda de R$1,00. A mulher pode portar o botão como bem entender e estar com ele sempre a mão, escondido na própria roupa, ou bolsa, por exemplo.

No aplicativo, a mulher cadastra até cinco contatos da sua confiança (nome e telefone), que poderão ajudá-la em momentos de perigo. Ao acionar o botão, o aplicativo envia um alerta de mensagem aos contatos cadastrados, enviando também a sua geolocalização, de forma segura, discreta e silenciosa.

O aplicativo permanece sempre ativo no celular da mulher, trabalhando de forma mascarada, e caso seja aberto, apresenta informações genéricas, como se fosse um aplicativo de notícias variadas, receitas, beleza, pets, etc, para que o possível agressor, ao interceptar o celular, não encontre nada que possa comprometê-la ou colocá-la em perigo.

Vale lembrar que o dispositivo é gratuito para as mulheres de todo Brasil. Para ter acesso, basta realizar um cadastro no www.amago.app e entrar na fila de espera. O envio do botão também é gratuito e enviado pelo correio por empresas parceiras com as causas femininas e de combate a violência doméstica.

Acesse as redes sociais do Âmago e saiba mais: 

Instagram: https://www.instagram.com/amago.app/

Facebook: https://www.facebook.com/appamago

Tem uma amiga ou conhecida que precisa de ajuda? Passe essa informação adiante, vamos unir forçar para combater a violência contra mulher! Juntas somos mais fortes.

Comentários