Meu cachorro está naquele coça coça, vou mandar dar banho e tosar que vai resolver! E aí, mito ou verdade? Na grande maioria das vezes essa teoria adotada por muitos dos tutores é um grande MITO

A coceira pode ser oriunda de muitos fatores, e raramente é causada só pela sujeira! Muitos tutores acreditam que o banho e a tosa vão resolver milagrosamente aquele coça coça que deixa todo mundo louco! Mas infelizmente, a maioria das vezes a coceira e o prurido são gerados por dermatite, que pode ser bacteriana, fúngica, alérgica, causada por pulgas, carrapatos, ácaros…

Ah, Então quer dizer que o banho e a tosa não vão resolver? Sim, eles vão ajudar no tratamento. Muitas vezes é recomendado pelo veterinário um shampoo medicamentoso, que vai ser utilizado no banho do seu pet. E a tosa, pode também ser recomendada para auxiliar ou facilitar o uso de produtos, dependendo o tipo da dermatite, mas em alguns casos, ela pode até prejudicar ainda mais, pois vai acabar irritando a pele que já está lesionada.

Então, o banho e a tosa são muito importantes, mas sozinhos não fazem milagres. Sempre que notar que seu pet está com coceiras, prurido, lesões ou vermelhidão na pele, procure um médico veterinário, que vai lhe orientar sobre o tratamento que deve seguir e aí sim, o banho e a tosa, com o tratamento certo podem ajudar e muito! Então vamos gravar na mente, PELE DOENTE PRECISA DE TRATAMENTO!

Comentários