Se você é dono de pet, talvez já tenha se questionado sobre a castração. As opiniões sobre este tema são divididas, uns sabem da importância e assim que adquirem o animal já se programam para realizá-la, já outros desconhecem ou até mesmo tem uma visão negativa do assunto.

Mas e aí, castrar é a melhor opção?

A resposta é SIIIM! A castração, tanto de cães como de gatos, só traz benefícios, e quanto antes for feita, melhor! Ela previne diversas doenças como tumor de mama e infecção uterina em fêmeas, e tumor de próstata em machos.

Também ajuda o animal a ficar mais calmo, reduz a marcação de território dos machinhos (chega de xixi pra todo lado né?!), evita o estresse do cio (em fêmeas) que é causado pelo excesso de hormônios.  Muitas vezes o animal nem sabe o que está acontecendo e, principalmente as gatas, ficam super estressadas a ansiosas, miando pra todo lado não é mesmo? Além disso, a castração previne a procriação, lembrando que muitos dos animais podem não encontrar um lar com amor e cuidado que merecem!

Então a castração, mais do que tudo, é um ato de amor e cuidado, e ela pode prolongar a vida do seu pet!

Mas quando fazer? O ideal em fêmeas é antes do primeiro cio, e em machos antes da puberdade. Procure seu Vet e fale sobre o assunto, seu animalzinho irá agradecer!!

Comentários