Uma enxurrada de informações sobre a pandemia da Covid-19 é disparada todo dia pelos meios de comunicação. O tema é o mais debatido nas rodas de conversas, em grupos de WhastApp e nas redes sociais. Não há como fugir ou querer fechar os olhos para a realidade.

Se não bastasse tudo isso, ainda tem a questão do isolamento social, que fomos obrigados a mudar nossas rotinas de trabalho e estudo para garanti a nossa saúde.

As incertezas sobre esse vírus ainda são grandes e não sabemos por quanto tempo ainda permaneceremos nesta situação. Por isso é essencial cuidarmos da nossa saúde física e mental, pois não basta apenas usar máscaras, higienizar as mãos e manter o distanciamento social, a nossa mente também deve estar saudável. 

Segundo informações do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o surto da doença causada pelo Coronavírus que se espalhou rapidamente pelo mundo pode ser estressante para as pessoas. O medo e a ansiedade podem ser esmagadores e causar emoções fortes em adultos e até em crianças. Em resumo: lidar com o estresse tornará você e as pessoas ao seu redor mais fortes.

Profissionais defendem que alguns métodos simples devem ser priorizados neste período para amenizar o estresse. Para te ajudar, separamos cinco passos inspirados nas dicas da terapeuta do portal Meu Astro, Denny Heide, que podem ser utilizados no dia a dia para relaxar durante a pandemia.

1- Respire

Quem está enfrentando estresse ou até mesmo um ataque de pânico nesse período, a sensação é de que tudo está se fechando ao seu redor e a falta de ar é comum. Para tentar amenizar, inspirar e expirar lentamente vai ajudar a relaxar os músculos, reduzir a tensão.

Para manter sua mente sob controle, você pode se concentrar em uma palavra, um mantra ou até mesmo sua respiração. Sinta a respiração entrando pelas narinas e saindo pela boca. O importante é não focar em seus problemas.

2- Relaxe

Falar parece mais fácil do que fazer, mas relaxar é um passo importante para passar por esse período conturbado com a saúde mental em dia. Comece simplesmente sentado ou deitado, depois feche os olhos.

Este próximo passo parece tolo, mas é altamente eficaz na técnica de relaxamento. Tensione o rosto apertando os dentes e franzindo a testa por 5 segundos e solte-o. Em seguida, tensione os ombros trazendo-os até os ouvidos por 5 segundos e solte-os. Em seguida, tensione os músculos do braço, segure por 5 segundos e solte. Continue a apertar e soltar cada grupo de músculos até alcançar os dedos dos pés. Concentre-se na sensação de leveza do seu corpo agora ao sentir o estresse gradativamente desaparecer.

3- Visualize

Quem não queria acorda e saber que toda essa pandemia foi apenas um sonho? Acho que todo mundo né! Então um passo simples pode ser feito para tentar ao menos fugir por 10 minutos dessa situação. Primeiro feche os olhos e imagine um lugar que você gosta muito, pode ser praia, cachoeira, trilhas, enfim, use a imaginação. Respire lenta e profundamente ao imaginar o que vê, sente, ouve, prova e cheira em seu lugar especial. A visualização é sua aliada para o relaxamento.

4- Seja paciente

Não está sendo fácil ter paciência para que as coisas voltem a ser como antes, afinal ninguém poderia imagina que viveríamos num período como esse. Mas ser paciente consigo mesmo faz parte do processo. Relaxar regularmente pode dar a você um lugar interno calmo para voltar quando as coisas ficam difíceis.

5- Abra a mente para novas terapias

Ir além e aceitar novas terapias alternativas nesse momento pode ser fundamental. Que tal começar com a meditação e ioga por exemplo? Essa é uma forma de integrar mente, corpo e espirito durante a prática que pode ser feita no conforto de casa. Outras alternativas como acupuntura, reiki, shiatsu, aromaterapia e até a musicoterapia podem ajudar baixar a tensão e relaxar.

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