A Ufologia depende de muitas noites em claro e estudo

Para quem já gostou da matéria anterior sobre OVNIS, esse post é pra você! Você conhece os termos certos para cada coisa dentro da ciência que estuda esses objetos não identificados? Confere só a lista que o Luiz Prestes, do GPUSC, fez:

OVNI

Significa Objeto Voador Não Identificado e ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de uma nave extraterrestre. Mas qualquer objeto que não conseguimos identificar o que seja.

OSNI

Significa Objeto Submarino Não Identificado e refere-se a qualquer objeto que esteja sobre ou debaixo d’água e que não conseguimos identificar o que seja ou sua origem. Estes objetos são avistados com grande frequência no litoral catarinense.

Vigília Ufológica

É a observação do céu em determinado horário e período. Serve para tentar avistar objetos estranhos no céu. A mesma pode ser realizada sozinha ou em grupo e ter um horário para início e fim.

Pesquisa de Campo

Trata-se da pesquisa ufológica realizada em ambiente externo, ou seja, em um determinado onde há avistamentos de óvnis, em um suposto local de pouso de um óvni, coleta de material para análise, registro de fotos e vídeos. A entrevista com testemunhas e coleta de informações também pode estar relacionado com a pesquisa de campo.

Contador Geiger

É um equipamento utilizado para identificar e medir os níveis de radiação em corpos e no ambiente. Na ufologia é utilizado em locais onde ocorreu o pouso de um OVNI, por exemplo.

Medidor Eletromagnético

É um equipamento utilizado para identificar e medir alterações ou anomalias eletromagnéticas no ambiente.  Dentro da ufologia é utilizado para medir o campo eletromagnético em locais onde ocorre a manifestação do fenômeno UFO.

Casuística Ufológica

É o termo utilizado dentro da ufologia quando se refere a uma quantidade de casos, seja eles de um tipo qualquer ou em uma região.

Estação Espacial Internacional

A estação espacial internacional é visível ao olho nu e cruza o céu como um ponto luminoso, pode-se utilizar Apps disponíveis nas lojas de aplicativos para rastrear e saber quando a estação espacial passará sobre a sua localização.

Lixo Espacial

Lixo espacial também refletem a luz do sol e podem ser avistados como um ponto luminoso cruzando o céu no início da noite ou antes do amanhecer.

Star Link

Neste último ano estão sendo lançados os satélites do projeto Star Link. Os mesmos são colocados em órbita baixa e estão sendo guiados para sua órbita definitiva, mas isso levará um certo tempo ainda. E por isso eles são avistados um atrás do outro no céu.

Para você ter uma ideia, estes satélites ficarão em uma órbita final aproximada de 30.000 km de altitude. E como o projeto prevê o lançamento de 40.000 satélites, eles são colocados em órbita aos poucos.

Curiosidades

Muitos objetos criados pelo homem cruzam nossos céus todos dias e são confundidos por óvnis constantemente.

Resumindo, noites em claro, muita leitura, estudo e dedicação. Podemos dizer que isto é Ufologia.

Comentários