Vida humana fora da terra? Extraterrestres? ETs? Óvnis? Esses são assuntos que dão muito o que falar não é mesmo? E tem gente que vai fundo pra tentear desvendar todos esses mistérios. Estamos falando da ufologia, que procura explicar a existência de vida extraterrestre e sua manifestação em nosso planeta. É o estudo de todas as hipóteses, evidências ou registros do fenômeno UFO.

Ufólogo é o profissional que realiza pesquisas e vigílias ufológica, observações astronômicas, pesquisas de campo e demais atividades relacionadas. Pra tentar nos ajudar a entender um pouco mais sobre tudo isso, vamos contar com a ajuda do Luiz Prestes Júnior, ufólogo do Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina (GPUSC).

Quando surgiu a Ufologia?

Há registros do fenômeno UFO desde a antiguidade. Mas foi em 24 de junho de 1947 que iniciou a “Era Moderna do Discos Voadores”, com o avistamento de 9 objetos em formato de prato sobre o Monte Rainer em Washington (EUA) pelo piloto Kenneth Arnold.

A Ufologia no Brasil

O Brasil possui atualmente uma forte posição global na pesquisa ufológica.  Isso se deve a mais de 50 anos de pesquisas e estudos ufológicos e pesquisadores com capacidade técnica e conhecimento tanto teórico, como de campo. O Brasil também se destaca como um dos países com maior número de manifestações do fenômeno ufo.

Podemos citar abaixo os eventos ufológicos de maior destaque no país:

•             Operação Prato: Realizada em 1977, no Pará, a operação realizada pela Força Aérea Brasileira investigou durante meses a presença de ovnis e a interação com seres humanos.

•             A Noite Oficial dos Ufos no Brasil: Em maio de 1986, nada menos que 21 supostas naves foram detectadas por radares sobre os estados de São Paulo e Goiás. Houve inclusive a perseguição destas naves por aviões militares da Força Aérea Brasileira.

•             ET de Varginha: Em 1996, duas irmãs e uma amiga avistaram uma criatura que teria pele marrom viscosa, grandes olhos vermelhos e três protuberâncias na parte superior da cabeça, em um terreno baldio no bairro Jardim Andere, em Varginha, interior de Minas Gerais. Houve o envolvimento de militares brasileiros e americanos, além de órgãos federais do Brasil e Estados Unidos.

Ufologia em Santa Catarina

O GPUSC – Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina é atualmente o grupo ufológico mais atuante no estado, com pesquisas atualmente ativas em vários locais.

Abaixo apresentamos alguns casos em estudo atualmente.

•             Caso Cornelsen:  luzes estranhas e esferas luminosas que perseguem veículos, assim como, uma estranha neblina que antecede estes fenômenos ocorrem em uma estrada que liga os municípios de Itapoá em Santa Catarina e Guaratuba no Paraná.

•             Triângulo Voadores: aparição de objetos voadores em formato triangular no litoral norte catarinense. O maior número de avistamentos ocorre na região de Joinville e nas regiões de Itajaí e Balneário Camboriú.

•             Serra Catarinense: objetos em formato de disco e esferas luminosas são testemunhadas nos municípios de Bom Jardim da Serra, Alfredo Wagner e Urubici.

•             Campos do Quiriri: localizado na região de Joinville e Garuva no norte do estado, esta região possui dezenas de relatos de avistamentos de ovnis, luzes luminosas e inclusive objetos entrando e saindo das montanhas.

E aí? Gostou? Tem dúvidas sobre esse assuntos? Manda pra gente!!

Comentários