“Testemunhas relataram que houve um barulho de explosão, algumas chegaram a sentir a terra tremer…”

A suposta aparição de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) no município de Magé, localizado no estado do Rio de Janeiro na madrugada do dia 13, intrigou internautas do Brasil inteiro. Moradores da Ilha do Governador gravaram o ocorrido, veja no vídeo abaixo:

Mas o que seriam de fato aquelas luzes no céu? Para nos ajudar a desvendar esse mistério chamamos o ufólogo Luiz Prestes Júnior, do Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina (GPUSC). Ele relata que dezenas de mensagens através das redes sociais e e-mails e muitos telefonemas chegaram até o grupo relatando o ocorrido. Apesar do GPUSC estar com suas pesquisas atuais concentradas no sul do Brasil, a suposta queda de um óvni no estado do Rio de Janeiro chamou atenção da equipe de ufólogos, pois, se o evento fosse real, seria algo grandioso para a ufologia brasileira.

“As redes sociais estavam sendo bombardeadas com vídeos de luzes no céu, áudios de testemunhas e relatos sobre a queda de um objeto, explosão e luzes no solo. Além da movimentação de militares na região onde ocorreu o evento. E para entender o que poderia ter ocorrido, nossos ufólogos passaram a analisar estes dados”, conta Luiz.

Pesquisadores parceiros do GPUSC realizaram pesquisas na região do evento.  Abaixo vamos relatar as considerações do grupo.

Contato com autoridades

“Entramos em contato com o exército e eeronáutica e foi informado que não havia nenhuma atividade com envolvimento do exército na região. A aeronáutica informou que não tinha sido registrado qualquer evento anormal no céu da região, também não havia sido registrado qualquer queda de aeronave.

As polícias militar e civil, assim como o corpo de bombeiros de Magé ,informaram que não foram acionados para atender qualquer tipo de chamada sobre avistamento de objeto no céu ou queda no solo.

A prefeitura do município comunicou que não foi informada sobre qualquer evento anormal ocorrido na região.

Em contato com a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), foi informado que não havia sido registrado qualquer queda de objeto nas áreas da empresa ou nos arredores da mesma e que não iriam comentar o caso.”

O que dizem as testemunhas

“Os relatos sobre a suposta queda de um óvni viralizou nas redes sociais e passou a ser um dos assuntos mais comentados durante a semana.

Conseguimos contato por telefone com algumas destas testemunhas. Todas relataram que houve um barulho de explosão, algumas dizem que chegaram a sentir a terra tremer e que um objeto de formato circular havia colidido com o solo na área onde está localizada a empresa bélica.

Durante o dia, várias pessoas estavam concentradas ao redor da empresa bélica e tentavam observar algo de diferente. Ao conversarmos com algumas destas pessoas, elas relataram que tanto elas, como parentes ou amigos, haviam avistado luzes estranhas no céu e a queda de um objeto no solo.

Algumas testemunhas relataram que havia um objeto no céu sendo perseguido por helicópteros e que na perseguição o suposto objeto colidiu no solo.

 Os vídeos dos supostos objetos avistados no céu foram disponibilizados e analisados. Mas devido à baixa qualidade e a distância que estavam da câmera, não foi possível identificar o formato dos objetos com precisão.”

Movimentação Militar

“Recebemos relatos de que havia uma forte movimentação militar na região, que o exército estaria inclusive retirando moradores próximos ao evento. Que haviam várias aeronaves militares sobrevoando a região.

Nossa equipe não identificou essas situações.  Notamos que haviam vários policiais militares e civis e viaturas policiais em vários pontos da cidade, mas tratava-se de ações policiais referente ao enfrentamento a COVID-19.”

Opinião do GPUSC

“O que descobrimos é que algo caiu do céu, mas até o momento da publicação deste artigo não conseguimos informações sobre o que era este objeto ou a localização atual dele.

Houve a queda descontrolada de um foguete chinês e existe a possibilidade do tal objeto ter sido um pedaço de lixo espacial. Estaremos acompanhando o andamento do caso na região e publicaremos qualquer nova informação que seja relevante.”

Nota: Um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) não é sinônimo de nave extraterrestre, mas sim, um objeto voador que não conseguimos identificar!

Comentários