Preparamos uma lista de aplicativos que podem salvar os dados do seu celular

Esse post é mais um episódio da série de como organizar e controlar os seus arquivos digitais. Venho demonstrando que hoje em dia tudo se tornou digital e que se não tomarmos alguns cuidados, a situação pode sair do controle.

Se tu pensar comigo, eu não trouxe de cara textos falando sobre os aplicativos que vão salvar todos os seus arquivos. Eu achei importante dar um passo para trás e abordar alguns tópicos que para nós (me incluo nisso), devemos tomar ciência durante nossa rotina digital. Minha ideia foi montar uma trajetória para aos poucos ir abordando cada situação e necessidade. Nem tudo foi contemplado nessa trajetória, mas o foco foi exclusivamente nos arquivos digitais. Portanto, agora estamos prontos para ver quais são os aplicativos (eu diria lugares) que podemos salvar nossos dados.

Vamos lá…

No primeiro post eu brinquei que a solução para o problema de armazenar arquivos viria do céu. Pois então, não é exatamente isso, mas a computação em nuvem hoje em dia é fundamental para toda a sociedade. Muitos serviços essenciais como a previsão meteorológica são obtidos pelo processamento de dados usando servidores alocados em nuvem.

Facebook, Instagram, Netflix são outros exemplos de aplicações que estão sendo executados em nuvem. Os serviços de armazenamento se popularizaram com o passar dos tempos e também são alocados em nuvem. Desse modo, os aplicativos que usamos no celular ou computador são uma interface entre os usuários e esses serviços.

Pela internet é muito fácil achar uma lista dos 5, 10, 20… melhores aplicativos para armazenamento. No entanto, a “lista” que eu proponho aqui é diferente dessas outras. Vou trazer aqui algumas opções de aplicativos que são práticos para o uso no dia-a-dia e aqueles cujo o serviço de armazenamento é mais confiável. Lembrando que tudo será enviado para a nuvem.

Começando pelos “nativos”

Os primeiros que vou abordar são os aplicativos nativos das plataformas Android e iOS. Os aplicativos nativos são aqueles que já estão instalados no aparelho e dessa forma tu evita a instalação de mais um aplicativo. No Android temos o Google Drive e no iOS temos o iCloud.

Se tu tiver uma conta conta Google, tu tens disponível gratuitamente 15 GB de espaço na nuvem. Todo esse espaço é compartilhado com todos os outros serviços Google que tu usar/usa. Por exemplo, eu uso muito o Gmail e o Drive, juntos eles consomem, atualmente, 6.43 GB dos 15 GB disponíveis. Já o iCloud, gratuitamente  oferece apenas 5 GB e que são compartilhados com todos os serviços Apple que tu usar.

Eu acho importante destacar que com esses dois aplicativos, toda a rotina de salvar teus dados na nuvem será mais cômoda e tu não terá tanta dificuldade. O que eu quero dizer, em um sentido figurado, é que teu celular vai conseguir conversar melhor e mais rápido com todos os outros aplicativos. Outro detalhe é que eles podem ser instalados em teu computador também.

Agora… aplicativos que podem ser instalados!

Por outro lado, têm os aplicativos que não são nativos e precisam ser instalados no teu aparelho celular e que também podem ser usados no computador. Esses aplicativos são o Dropbox, OneDrive.

O OneDrive é o serviço de armazenamento da Microsoft e através de sua conta ela te oferece 5 GB gratuitamente exclusivo para armazenamento. Já o Dropbox, o registro gratuito de oferece apenas 2GB. Outro serviço de armazenamento é o Amazon Drive (Eu falei, têm muito serviços). Se tu tens o serviço de streaming Amazon Prime, então tu tens 5 GB de armazenamento disponível. Por fim, ainda tem o Mega Cloud Storage que gratuitamente oferece 50 GB.

Mas calma, antes de tu ir correndo criar uma conta no Mega, ou algum outro que citei anteriormente, precisamos analisar o que cada serviço vai te oferecer. Pois, te garanto, eles não são só um lugar para salvar arquivos. Existem muitos recursos que com certeza tu vai querer saber, se ainda não sabe. Além disso, talvez seja necessário adquirir um plano para conseguir mais espaço.

Não quero deixar esse post muito longo e por isso vou fazer uma segunda parte e abordar tudo o que esses serviços oferecem e quanto cada um vai custar se tu adquirir um plano. Segura aí, o próximo post vem logo, até porque estou precisando adquirir um plano com mais espaço e vou fazer isso “junto” com vocês. 🙂 

Comentários