Nosso país infelizmente está apresentando um alto número de infectados e também de mortes pelo novo Covid-19. E se você, ou alguém de sua família for contaminado pelo vírus, o que fazer em relação ao seu pet?

Até o momento, não existe comprovação de que o Covid-19 seja transmitido dos animais para os seres humanos, já houve casos em que humanos transmitiram a animais, como ocorreu recentemente na Bélgica, onde um gato apresentou sintomas e testou positivo para o vírus, após o seu tutor desenvolver a doença. Porém houve estudos e testes na China, relacionados com esse caso da Bélgica, e nestes testes feitos com gatos, houve o desenvolvimento da doença em boa parte dos animais submetidos a grandes quantidades do vírus, porém não ocorreu a transmissão dos felinos para os humanos, somente para outros felinos e furões. Em cães, neste estudo, não ocorreu a contaminação. Então conclui-se que os felinos podem transmitir entre si, e para alguns outros animais, porém não para nós humanos.

Mas este caso da Bélgica é um caso isolado, se os gatinhos fossem tão suscetíveis a doença, já haveria muitos outros casos e muitos animais contaminados. Então ainda serão necessários muito mais estudos, para nos certificarmos da forma de transmissão, e de quais hospedeiros o vírus pode acometer.

 Por esse motivo, caso você tutor teste positivo para o coronavírus, se isole também de seu pet, para evitar que ele possa contrair o vírus vindo de você (mesmo que existam poucos casos comprovados desta transmissão, ela não deve ter descartada), e também para evitar que você possa transmitir para outros membros da sua casa, através do pelo e acessórios do seu animalzinho! 

Outro assunto que vale destacar, é que o coronavírus dos cães, aquele que consta no rótulo da vacina que seu animalzinho fez quando era filhote, e repete anualmente, não é o mesmo coronavírus que estamos enfrentando no momento. Esse vírus, dos cães, afeta outros sistemas e possui outros sintomas, sendo a diarreia um deles, e acomete APENAS cães. A imagem abaixo representa a diferença entre o coronavírus dos cães e o Covid-19.

Então, vale ressaltar que a vacina do seu pet NÃO PREVINE a Covid-19, e inclusive pode trazer muitos problemas se aplicadas em seres humanos. Vamos nos atentar para as fake news, e SEMPRE procurar um especialista da área da saúde em casos de dúvidas!!! 

Comentários