Continuando nossa série de posts, hoje vou falar sobre como iniciaremos nossa tarefa de guardar os arquivos digitais. Se tu ainda não viu o primeiro post dessa série, aqui está o link para acessá-lo. Leia ele primeiro (é curtinho, acredite! =D ) e depois volta para este! Combinado?

Então, como disse no último post, muitas coisas no nosso cotidiano estão deixando de existir fisicamente para existir digitalmente. Desse modo, à medida que usamos as tecnologias, vamos acumulando muitos arquivos, tais como fotos, vídeos, áudios e muito mais. Mas esse acúmulo pode se tornar um problema, pois os vídeos ocupam um espaço considerável, seguido por fotos e áudios. Todos juntos, podem facilmente usar mais da metade da capacidade de armazenamento do seu celular ou computador.

Vamos fazer uma analogia para ver como isso pode ser um problema. Imagine que todos os arquivos no seu celular ou no seu computador (notebook ou desktop) estão em cima de uma mesa.

Imagine todos! Cada foto seria uma folha. Um vídeo seria um amontoado de fotos “grampeadas” (apenas uma analogia), ou um álbum. Arquivos do Word, PDFs. Todos postos em uma mesa na sua frente. Agora, se todos estão em pastas, menos mal, tu ainda consegue manipulá-los com mais facilidade. Mas, pense o quão alta seria essa pilha e o quão difícil seria encontrar o que tu precisa. Então, com essa analogia de uma mesa bagunçada, nosso primeiro passo aqui é organizá-la.

Minha primeira sugestão é rever tudo o que tu tem salvo e identificar aquilo que é duplicado e o que não é mais necessário para começar a jogar fora, excluir. Detalhe, vou focar em dicas e aplicativos para o seu celular.

Se tu és usuário de iPhone, enquanto o seu celular está carregando ele já faz um análise de suas fotos na galeria. Nessa análise, ele tenta encontrar fotos duplicadas, borradas ou com uma qualidade baixa, até aplica um filtro nelas.

Nas versões mais novas do Android, e para alguns modelos específicos de aparelho, também existe um utilitário (app) que te ajuda nesse processo e faz uma tarefa bem semelhante. Nenhum deles removerá automaticamente os arquivos, mas o resultado será uma sugestão de arquivos candidatos à exclusão. Também é importante procurar por fotos e vídeos que não saíram como o esperado e então removê-los. Mas para isso, é importante tu procurá-los, um aplicativo nem sempre vai saber fazer isso pra ti, porém, alguns podem ser usados para facilitar um pouco. Aqui vão eles:

Cleaner

Para usuários de iPhone, esse app utilitário está com maior número de avaliações, tem uma média positiva e é um dos mais utilizados no mundo. Para fazer esse primeiro passo de limpeza e organização é uma boa escolha.

FX File Explorer

Para quem usa Android, esse app tem uma aparência bem semelhante ao Cleaner. Existem muitos comentários positivos e tem uma boa avaliação. Ele tem recursos bem mais avançados que o Cleaner, mas para essa nossa limpeza e organização, ele vai cumprir o papel tranquilamente.

Existem uma variedade de aplicativos. Meu critério para trazer somente estes dois foi fazer uma análise bem detalhada de tudo o que eles oferecem, incluindo é claro, se vai ou não atender ao objetivo.

Essa segunda parte da nossa série é um importante passo para os próximos que estão por vir, já que é desnecessário guardar aquilo que não precisamos. Por isso, a limpeza é fundamental, já que vamos guardar mais coisas daqui em diante vamos fazer uma limpeza caprichada. Não podemos esquecer do WhatsApp, devemos excluir algumas coisas em sua galeria dentro do aplicativo.

Se tu for utilizar algum aplicativo, vale lembrar que a execução deles pode ser demorada, já que ele irá analisar todos os seus arquivos. Além disso, o celular tem uma capacidade de processamento mais limitada. Então, usar esses aplicativos pode demorar muito mesmo.

Como parte desse processo de limpeza da nossa mesa, tire tudo aquilo que tu não usa mais. Ou seja, para os próximos posts quero que tu delete aqueles aplicativos que tu não usa. Olhe um por um e pense se eles realmente são necessários. Pense na última vez que utilizou eles.

SPOILER ALERT! …. No próximo, vamos começar a guardar todos nossos arquivos que restaram.

Comentários