Como prometido, trago mais uma dica de livro para você aproveitar nesta quarentena. Este terceiro livro que escolhi, intitulado “O Segredo de Emma Corrigan” é um tipo de literatura chamado  chick lit, que se refere a um gênero literário bastante popular. Trata-se de obras que falam do universo feminino do ponto de vista de uma protagonista mulher com leveza e humor, geralmente é taxado de “literatura de mulherzinha”, para mulherzinhas lerem, o que é totalmente preconceituoso.

As mulheres já provaram que não existe isso de ser específico para mulher, então livros com tema carros são somente para homens, é isso? Óbvio que não! Existem apenas livros e os livros são para todos:  homens, mulheres, crianças, o que os diferencia são os temas.

“O chick lit é uma literatura de entretenimento, aquele tipo de livro que a gente quer ler para se sentir bem, para se divertir, para passar o tempo, e talvez até aprender um pouco com a experiência dos personagens”, afirma a escritora Paula Pimenta.  Até porque, eu comparo um livro nesse estilo igual assistir um filme de comédia romântica, aquele clichê gostoso, prazeroso, leve, que faz a gente rir e se sentir leve. Se eu pudesse definir esse tipo de literatura seria: leia para se sentir leve! Agora que você já sabe de que leitura se trata, vamos lá conhecer a personagem desta história, a estabanada Emma.

Emma trabalha como assistente de marketing na corporação Panther. Por fim, Emma recebe a missão de sua empresa de viajar para tratar de um de seus produtos e com isso vê a oportunidade de prosperar nesse emprego. Ela já mudou de várias áreas e nunca se encontrou, mas está decidida a agarrar a chance de ser promovida a executiva de marketing. 

Porém, Emma morre de medo de viajar de avião, e num momento em que parece que o avião está prestes a cair, ela conta todos os seus segredos ao homem que está sentado ao seu lado. O avião não cai, ela morre de vergonha, mas no fim se acalma, afinal, aquele ao seu lado era um estranho, nunca mais o veria, certo? Errado, infelizmente para Emma, totalmente errado.

O “desconhecido” ao seu lado, na verdade, é o dono da empresa na qual Emma trabalha e esse fato muda tudo. Emma embarca em uma super jornada, afinal,  como é estar ao lado de uma pessoa que sabe TUDO sobre você? Todos nós temos aqueles segredinhos que escondemos, coisas leves, coisas que não gostamos, que gostaríamos de falar. Sempre escondemos algo, mas o fato é que o chefe de Emma sabe TUDO, como será que ele irá reagir?

E o mais engraçado é que ela não limitou os segredos apenas a coisas pessoais – o que por si só falar coisas pessoais para o chefe já é terrível né – mas também falou coisas que não gostava e nem concordava do trabalho e acreditem, ela não poupou detalhes. Como em um filme de comédia a história vai se desenrolando e é impossível não se apegar a personagem.

Você pode achar a história um tanto clichê e talvez o seja, mas não a julgue ok? Pois a história de Emma nos traz uma suavidade e você vai rir muito e o mais legal na história é ver o quanto Emma é gente como a gente sabe?

Que erra, que fica indecisa, que às vezes solta umas mentirinhas – quem nunca não é mesmo? – mas no fim, sempre dá a volta por cima. Adoro o toque de realidade da autora desse livro, misturar realidade com toques de comédia é sucesso garantido.

Se você está aí em casa no total tédio e gostaria de ler algo que te coloque pra cima – vamos combinar que as notícias atuais não são animadoras, infelizmente – bom, esse é o livro perfeito. Uma leitura leve e que flui imensamente, personagens cativantes e reais e falas que fazem o livro se tornar super rápido e quando menos perceber, irá ter lido todo  e estará rindo com o coração quentinho. Vale à pena conferir, corre conhecer mais sobre os segredinhos da Emma!

Obs: Fica aqui um bônus, essa é a minha autora de chick lit preferida e também é a autora de uma das coleções mais queridas e amadas por mim: “Os delírios de consumo de Becky Bloom”, se você gostou deste livro sobre a Emma PRECISA ler a coleção sobre a Becky, a consumista mais engraçada.

Beijocas e muito cuidado e prevenção, fiquem em casa lendo muitosss livros! Até a próxima pessoal!

Comentários