Pandemia é a epidemia de uma doença infecciosa que se espalha entre a população localizada entre uma grande região geográfica. Até o dia 23 de março de 2020, foram registrados mais de 335 mil casos de Corona Vírus (Covid-19) no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou orientações, assim como autoridades que anunciaram a imposição de quarentena, restrições e orientações para evitar o avanço da doença na população.

É normal que as pessoas se sintam angustiadas, e relatos de crises de ansiedade tem sido frequentes aos profissionais de saúde mental com toda essa mudança exigida para o controle da doença. E então, como nos manter saudáveis em tempo de pandemia? Primeiramente, devemos nos atentar às questões básicas de higiene, como recomenda a OMS. Todos os veículos de informação nos dizem como prosseguir, o que fazer e, nisso, a tecnologia e acesso à informação nos favorece. Porém, estamos sendo bombardeados diretamente com todo tipo de informação, seja verídica, ou não.

Apesar de ser importante procurar conhecimento, o excesso de informação causa medo, gera angústia e nos adoece. O que podemos fazer é olhar a situação de forma concreta. O vírus é real e está acontecendo. Se questione: o que está no meu alcance? Seguir as recomendações e manter a calma. Se alimente bem e mantenha seu sono em dia para fortalecer seu sistema imunológico, hidrate-se, faça exercícios físicos caseiros e tente reduzir o estresse.  Acredite somente em fontes seguras de informações, ou seja, dados cientificamente comprovados. Não reproduza as famosas “fake news”, dados sem fonte e que geralmente estão circulando nas redes para provocar pânico.

Procure não só focar em números, procure ver as notícias boas, como os casos curados do vírus, que ultrapassam a marca de 100 mil até a última segunda-feira dia 23, da ciência que está incansavelmente procurando meios de encontrar uma medicação e a vacina para tal. Aproveite o tempo da quarentena para aproveitar sua família, para ler livros que você não tinha tempo, ou até mesmo aquela série que você adiava em decorrência do dia a dia corrido. Quanto mais ansioso ficarmos, mais descontaremos a ansiedade na comida, em estresse, o nosso sistema imunológico fica alterado, dando espaço para o nosso corpo adoecer também. Cuida de ti e das pessoas à sua volta e lembre-se: isso tudo vai passar.

 Caso necessite de ajuda profissional, o Conselho Federal de Psicologia autoriza psicólogos a realizar serviços por meios tecnológicos de comunicação à distância. Ou seja, é possível realizar atendimentos de forma Online. Cuide da sua saúde mental.

Tem dúvidas? Tá precisando de ajuda? Entre em contato com a Paola pelo e-mail: paolamachadopsi@gmail.com

Comentários