Iniciou nesta segunda-feira, dia 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A ação, prevista para ser realizada no mês de abril, foi antecipada este ano pelo Ministério da Saúde, como forma de prevenir os grupos prioritários contra o vírus comum da gripe, a influenza.

Essa vacina não tem eficácia contra o coronavírus, mas irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico contra esse vírus, já que os sintomas são semelhantes. Segundo o Ministério da Saúde, essa também será uma forma de reduzir a procura por serviços de saúde, neste período.

O primeiro grupo a ser imunização incluí os idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde. Diversos municípios da região do Vale do Itajaí estão adotando medidas diferentes para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de Saúde. Veja alguns exemplos:

Itapema

A Secretaria de Saúde de Itapema adotou um formato bem diferente para vacinação da população prioritária. A imunização está sendo realizada em cinco pontos da cidade em formato de “drive-thru”.

Veja onde acontecem as paradas: Escola Educar – Rua 230, nº 415 – Meia Praia; CMEI Soldadinho de Chumbo – Rua 115, nº251 – Centro; Escola Bento Elói Garcia – Rua 402, nº 105 – Morretes; UBS Ilhota; UBS Sertão do Trombudo

Foto: Prefeitura de Itapema

Indaial

A Secretaria de Saúde de Indaial está realizando a vacinação em casa. Para facilitar o trabalho dos profissionais, a Prefeitura solicita para que seja colocado um pano branco no portão, janela ou sacada de cada residência onde há idosos acima de 60 anos. Nesses locais, um carro oficial irá buzinar e o usuário deverá se dirigir ao veículo com a carteirinha de vacinação. No casos de idosos com problemas de locomoção, deverá ser informado na ocasião.  

Itajaí

Em Itajaí, os idosos também não precisam sair de casa, pois a vacina vai até eles. Os moradores dos bairros Centro, Vila Operária, Dom Bosco, São Judas e São João, deverão ligar para o Alô Saúde, pelo 0800 642 5500, e informar o nome, telefone e endereço para que o usuário receba a vacina. Já nos outros bairros, os profissionais da saúde já possuem o mapeamento de todos os idosos.  

Balneário Camboriú

Já em Balneário Camboriú, unidades móveis passarão em todos os bairros da cidade e no Centro para realizar a imunização nas casas. Um carro de som dará apoio a mobilização e será utilizado para chamar atenção da população, quando a unidade circular na via.

Comentários