Você já parou para pensar que atualmente quase tudo é informação digital? São inúmeras as situações em que o papel (a folha física) não faz mais parte do cotidiano das pessoas e/ou dos processos. Podemos ver, por exemplo, a CNH que tem a opção de ser visualizada através de um aplicativo de celular. Nesse mesmo contexto, o próprio documento do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) que está deixando de ser impresso para torna-se virtual em um aplicativo de celular. Dentre outros exemplos, a maior certeza é que tudo está se tornando digital.

No entanto, não se deixe enganar que as informações digitais estão seguras, que elas serão infinitas e duráveis e que não é necessário preocupar-se com elas. Assim como nos papéis, os documentos e dados digitais também precisam de um certo cuidado. Porém, muitas pessoas não sabem como proceder para manter seus dados organizados, seguros e acessíveis com somente alguns cliques (ou toques), ou até mesmo não se dão por conta que o digital é tão importante quanto o papel. Nesse primeiro post, eu quero te dizer que vai ser necessário uma série de posts para tratar sobre esse assunto.

Em cada episódio (post), quero trazer algumas dicas e recomendações para que você inicie os cuidados com todas as suas informações digitais, sendo elas recibos, comprovantes, fotos da família, histórico do WhatsApp, senhas, anotações importantes, praticamente tudo que você produzir digitalmente e tem interesse de armazenar.

Com os recursos certos, uma disciplina adequada, e talvez uma graninha, você literalmente pode guardar toda sua vida digital para sempre. Portanto, até o próximo post, pense no quão importante são os seus dados digitais. Vou te ajudar com alguns exemplos: Onde você guarda suas fotos e vídeos de viagens, suas recordações de momentos que você não quer esquecer? Se você usa aplicativos de bancos, onde você guarda os recibos de seus pagamentos? E os de transferências? E suas senhas? Não me diga que tu escreve em uma nota no celular?

E se tu está pensando que: meu celular não tem espaço pra tudo isso! Como vou guardar minha vida de maneira digital!. Como dizia o Chapolin Colorado: “Palma, palma, palma! Não priemos cânico”, pois eu te digo que a solução pra tudo isso vem do céu, ou quase isso! 🙂

Aguarde!

Comentários